RESIDENCIAL
O que é?
O projeto arquitetônico é a representação, escrita ou gráfica, da ideia que o arquiteto tem de uma obra solicitada pelo cliente. Afinal, possui por finalidade prever possíveis problemas de execução do projeto proposto e garantindo que a obra saia como planejada. Além disso o projeto arquitetônico é o processo pelo qual uma obra de arquitetura é concebida e também a sua representação final.
Este projeto é constituído de 5 etapas:
-
Levantamento de dados: Nesta etapa haverá não somente o levantamento das necessidades do cliente mas também o levantamento das características do terreno e seus arredores. Uma vez que as informações preliminares são essenciais para elaboração de um projeto de qualidade.
-
Estudo preliminar: com os dados em mãos, o arquiteto é responsável pela elaboração de um projeto inicial de conformidade com as exigências do cliente.
-
Anteprojeto: após a definição das característica e dimensões da obras será elaborado o projeto a fim de se criar a planta-baixa de cada pavimento, contendo informações de cada ambiente, pilares, cálculo das áreas e etc.
-
Projeto legal: com a confirmação do anteprojeto, haverá a elaboração e finalização do projeto legal, de forma que as configurações do projeto vão estar de acordo com as normas indicadas pelos órgãos competentes, com a finalidade da aprovação na prefeitura municipal da cidade.
-
Projeto executivo: Neste momento haverá a integração do projeto arquitetônico com os projetos complementares (elétrico, hidráulico, estrutural, telefônico etc), uma vez que todos os projetos serão executados em uma mesma estrutura.